2a Circular XV ENANPEGE/ 2023

Ano de publicação: 2023


2ª Circular do XV ENANPEGE



Com entusiasmo e satisfação, tornamos públicas mais informações acerca do XV Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, que ocorrerá entre os dias 09 e 13 de outubro de 2023, em Palmas-Tocantins.



GEOGRAFIAS DA ESPERANÇA: REVISITAR O BRASIL, DIALOGAR COM O MUNDO



O quadro social, político, econômico e cultural do Brasil proclama a necessidade de uma atenção crítica frente às ameaças de uma direita armada e miliciana, defensora de ditadura militar; ao crescimento de grupos neofascistas; ao clima de violência real e simbólica estampado no tecido social brasileiro e à pilhagem ambiental que fratura territórios e comunidades no campo e nas cidades. Todos esses elementos requisitam reflexões capazes de mobilizar os programas, institutos, grupos, associações, pesquisadoras e pesquisadores do campo da pesquisa geográfica, pois a geografia brasileira dos últimos cinquenta anos enfrenta os grandes problemas estruturais do país e defende a necessidade de hastearmos a bandeira da esperança.



É fundamental que a geografia brasileira, tecida numa profunda polifonia interna, ao revisitar o Brasil, apresente uma leitura dos conflitos e das possibilidades de pesquisas e proposição, inclusive em interlocução com os movimentos populares, sindicais e ambientais. O ENANPEGE será um momento de essa revisita crítica acender o pavio luminoso da esperança. A Geografia em sua multiplicidade, nos seus diversos eixos de trabalhos, em suas intervenções em um debate fecundo e aceso é acolhida no ENANPEGE para enunciar com liberdade de expressão as suas várias vozes.



Sendo assim, acreditamos que é responsabilidade dos geógrafos e geógrafas construírem uma leitura geográfica propositiva do Brasil, inclusive fazendo ponte com o pensamento social brasileiro e do sul global. Almejamos que na multiplicidade de departamentos e programas de pós-graduação em distintas regiões do país, a Geografia seja capaz de apresentar diferentes perspectivas de interpretação e proposição ao Brasil e de revelar-se em sua diversidade temática e metodológica.



A construção do ENANPEGE aponta uma esperança necessária, concreta e definitivamente assegurada na coragem e na luta, mesmo em tempos sombrios. Isso significa defender a liberdade de pensamento, o diálogo de saberes, a circulação de ideias, a bibliodiversidade e o direito de todos e todas de se expressarem, não só na esfera da academia, mas também do largo tecido social. Do mesmo modo, defender o direito de exporem a sua visão e a sua experiência sobre o mundo do trabalho, a estrutura territorial, a cultura e qualquer tema e assunto que requisitem uma interpretação lúcida para que não redundem em constatações opressoras, muito próprias dos regimes autoritários.



Está aberta e acesa a possibilidade de construção de encontros críticos e propositivos contra o entreguismo do estado brasileiro, a dependência das remessas de commodities, os crimes de ódio e a violência que fere e mata ativistas de movimentos populares e ambientais. As geografias da esperança se fazem na luta face à insistência das desigualdades sociais e regionais, ao aumento da fome, ao racismo estrutural, à LGBTfobia, à xenofobia contra nordestinos, ao neofascismo, aos problemas ambientais graves e ao sequestro das águas e dos minérios. Logo, pensar em geografias da esperança é tarefa da Geografia que revisita o Brasil e dialoga com o mundo.




  • Dos prazos e valores das inscrições



Sensível ao cenário de precariedade e insegurança econômica em que o Brasil se encontra, assolado pelo desemprego, informalidade, defasagem salarial, desvalorização monetária etc., a ANPEGE manterá os valores de inscrição do último ENANPEGE, a despeito dos inúmeros gastos adicionais de um evento presencial. Acrescentou-se apenas a 3ª chamada, referente às inscrições realizadas às vésperas do evento.



 Também, informamos que disponibilizaremos alojamentos estudantis que serão, em breve, melhor informador a todos discentes interessados,  tão logo consigamos confirmar  toda logística e questões oficiais.



Reforçamos o pedido na atenção aos prazos e valores, especialmente aos que referem-se à submissão dos resumos e trabalhos completos. Leiam atentamente as tabelas abaixo e, diante de qualquer dúvida, peçam esclarecimentos pelo email secretaria.anpege@gmail.com.


No arquivo anexo temos todas as datas e prazos previstos para inscrições e publicações, além do edital de inscrições para os grupos de trabalhos.



Acesse e leia a 2a Circular .



Saudações democráticas,

Diretoria ANPEGE


 



 



 



 



ANEXO I



 



Chamada para Inscrição de Grupos de Trabalho (GT)



XV   Encontro   Nacional   da   Associação   Nacional   de   Pós-Graduação   e Pesquisa em Geografia - ENANPEGE



 



Tema: “Geografias da esperança: revisitar o Brasil, dialogar com o Mundo



A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia do Brasil, torna público o Edital de Chamada dos Grupos de Trabalho (GTs) que comporão a grade de atividades do XV Encontro Nacional da ANPEGE.



Considerando o compromisso com a elevada qualidade acadêmica, em sua diversidade e pluralidade, bem como os princípios democráticos que ensejam as atividades científicas, a Diretoria da ANPEGE estabelece as seguintes normas para a proposição e aprovação dos GTs:



 



1º: As (Os) coordenadoras (es) de GT deverão ser docentes filiados a Programas de Pós-Graduação em Geografia associados à ANPEGE.



 



2º:  Cada  GT  deverá  ter,  obrigatoriamente:   




  1. Três coordenadores titulares e dois suplentes;

  2. A coordenação, titulares e suplentes, deverá ter representação de, no mínimo, duas regiões geográficas brasileiras;

  3. A coordenação, titulares e suplentes, deverá ter, no mínimo, representantes de três diferentes Programas de Pós-Graduação em Geografia.



 



: RECOMENDA-SE que a composição da Coordenação, além dos parâmetros qualitativos de inserção e liderança na comunidade geográfica e contribuição científica, respectivamente, leve em conta os seguintes critérios:




  1. Representatividade de gênero;

  2. Representatividade étnica;

  3. Representatividade de diferentes grupos de pesquisa.



 



4º: As coordenações dos GT’s, titulares e suplentes, deverão, obrigatoriamente, inscrever-se no evento.



 



5º:  As inscrições dos GTs para esta chamada deverão ocorrer no período de 13 de fevereiro a 03 de março de 2023.



 



6º: As coordenações dos GT’s, titulares  e  suplentes,  atuarão  no  processo  de  avaliação  e seleção  dos  trabalhos.



 



7º: Para compor a grade de GTs da edição do XV ENANPEGE-2023, cada GT deverá   ter, no mínimo 10 (dez) e, no máximo, 40 (quarenta) trabalhos aprovados.



 



8º: Os coordenadores não poderão submeter e/ou terem trabalhos inscritos nos seus GTs, seja como autor ou co-autor. É facultativo a submissão de trabalhos em outros GTs desde que na condição de co-autor. Essa norma visa garantir a participação plena do coordenador no GT.



 



A ANPEGE procurará dar apoio técnico às coordenações para a realização dos GT’s.



 



10º: A ANPEGE procurará os meios para que os GTs sejam representativos da Geografia Brasileira, garantindo que todas as áreas, concepções teóricas e metodológicas possam confluir para o debate aberto, plural e democrático. Nesse sentido, a associação fará sugestões de junção ou fragmentação de GTs conforme o volume de trabalhos submetidos.



 



11º: As inscrições serão realizadas a partir do formulário em anexo e submetidas no site do evento www.enanpege.com.br



 



 



Rio Claro, SP, 20 de dezembro de 2022.



 



 



 



Prof. Dr. Adão Francisco de Oliveira



Presidência da ANPEGE



 



Profa. Dra. Ana Carolina de Oliveira Marques



Secretária Geral



 




 



 



 



 



 



 



 



 



   Prof. Dr. Willian Simões



Tesouraria



Prof. Dr. Ricardo Jr de Assis Fernandes Gonçalves

Editor Chefe REVANPEGE



Ms. Cezar Barros

Representante Discente


Baixar arquivo

Desenvolvimento: Charlei Aparecido da Silva

© 2016 ANPEGE. Todos os direitos reservados.

Programação: Exclaim