Nêgo Bispo, presente!

Nêgo Bispo, presente!

 

A Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia – ANPEGE lamenta profundamente o falecimento da liderança quilombola Antônio Bispo dos Santos (1959-2023) na tarde do último domingo 03/12/2023.

Antônio Bispo dos Santos, nascido em 1959 no Vale do Rio Belengas no Piauí, conhecido como Nêgo Bispo, quilombola, intelectual e professor com um legado significativo na luta dos povos quilombolas, defendendo contracolonização e os saberes e fazeres construídos com as mestras e mestres do Quilombo Saco Curtume em São João do Piauí, no Semiárido Piauiense. Sendo o primeiro da sua família a ser alfabetizado, atuou como Coordenador Estadual das Comunidades do Piauí – Cecoq/Piauí, na Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Quilombolas – Conaq, Diretor da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no estado do Piauí – FETAG/PI, entre outras atividades e representações sempre na resistência e na defesa da oralidade e da ancestralidade, numa concepção de agricultura e de sociedade pautada na roça de quilombo.

Autor das obras: Colonização, Quilombos: modos e significações (2015), Coleção Quatro Cantos (n-1 edições, 2022), A terra dá, a terra quer (2023) e na Revista Piseagrama onde publicou os ensaios Modos quilombolas (2016) e Somos da terra (2018). Realizou inúmeras palestras, conferências e cursos por todo o Brasil. Foi convidado do Encontro de Saberes da UnB/INCTI e da Formação Transversal em Saberes Tradicionais da UFMG.

Assim, solidarizamos com os familiares, amigos/as, pesquisadores/as e as organizações quilombolas e tradicionais para que possam seguir o seu legado na construção de uma epistemologia afro-quilombola e contracolonial na analise das desigualdades do país a partir das experiências e concepções das comunidades quilombolas e dos movimentos sociais de luta pela terra e demais direitos humanos, territoriais e ambientais.

“Somos povos de trajetórias.... somos da circularidade: começo, meio e começo....”

A ancestralidade é vida é presente é agora. A ancestralidade é trajetória.”

Nêgo Bispo: Presente

07 de dezembro de 2023

Diretoria da Anpege 2024-2025

Desenvolvimento: Charlei Aparecido da Silva

© 2016 ANPEGE. Todos os direitos reservados.

Programação: Exclaim