Mãe Bernadete, presente!

A Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia – ANPEGE vê com pesar e espanto a morte violenta de mais uma liderança quilombola no Brasil. À comunidade e aos familiares e amigos de Maria Bernadete Pacífico –, a Mãe Bernadete Pacífico – , assassinada no Quilombo Pitanga dos Palmares, na Bahia, dedicamos nossa solidariedade, e apresentamos os mais nobres sentimentos e, desde já, nos somamos para exigir justiça por sua história e por sua vida.

O Brasil, esse país inventado, construído sob o jugo e a exploração dos povos originários e da escravização do povo negro, fruto da diáspora africana, em pleno século XXI ainda promove a eliminação física e cultural dos povos que o constituem e segue negando uma possibilidade de nação. Esta dificilmente será alcançada enquanto prevalecer o racismo estrutural, a violência, a intolerância, o desprezo pela cultura do povo negro e a negação do direito à terra, ao alimento e à dignidade. Sabe-se que estas práticas de violência se assentam em uma cultura política e institucional de negação, apagamento e invisibilização do povo negro e dos povos indígenas. É assim que se promove o medo e o terror. Apesar disso, os movimentos de resistência em defesa desses povos encontram em lideranças como a da Mãe Bernadete a inspiração, a compreensão das urgências e o exemplo de que outro Brasil é possível, desde que inspirado nas práticas de solidariedade, do fazer coletivo e no acolhimento de mulheres e homens em situação de injustiça e ameaça.

O modus operandi da especulação imobiliária e da grilagem, da desterritorialização das comunidades quilombolas e de povos originários são ameaças reais, violentas e constantes e as vozes de lideranças comprometidas como Mãe Bernadete são sinais de esperança, amorosidade e integridade. Infelizmente, ceifar a vida dessas lideranças é uma prática encomendada e demasiado comum ainda hoje, e revela o exercício dos interesses de uma classe dominante elitista e genocida. Por isso, exigimos um basta a tantas mortes, nos indignamos e nos somamos à voz e à luta quilombola pela construção de um país plural, pluriétnico e solidário.


Mãe Bernadete: Presente!
Em, 25/08/2023

 Subscrevem esta nota:
AGB - Associação dos Geógrafos Brasileiros
ANPUH - Associação Nacional de História
ANPOCS - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais
ABEPSS - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social ALCAR - Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia ABRAPCORP - Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas
ANPOLL - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística
ABRAPEC - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências RNCD - Rede Nacional de Combate à Desinformação
ANFOPE - Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação
SOCICOM - Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação
ABRI - Associação Brasileira de Relações Internacionais
INTERCOM - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
ANPTECRE - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciêncais da Religião e Teologia
ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação SBHE - Sociedade Brasileira de História da Educação
SBEC - Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos
ANPEPP - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia ABA - Associação Brasileira de Antropologia
ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical
ALAB - Associação de Linguística Aplicada do Brasil

Desenvolvimento: Charlei Aparecido da Silva

© 2016 ANPEGE. Todos os direitos reservados.

Programação: Exclaim